Tire suas dúvidas sobre Renovação de Certificados
Tire suas dúvidas sobre Renovação de Certificados
Certificados Digitais são documentos eletrônicos que possuem período de validade, podendo variar de 01 até 03 anos, de acordo com os critérios da ICP-Brasil – Infraestrutura Brasileira de Chaves Públicas que define as regras da certificação digital no país.
A renovação é o processo de emissão de um novo certificado digital para um titular de certificado que já possui um certificado digital com data proxima ao seu vencimento.
Confira abaixo as dúvidas mais frequentes sobre o procedimento de Renovação de Certificados
Neste caso, será necessário adquirir um novo certificado e realizar uma nova validação presencial em um dos locais de atendimento
Não é possível renovar um certificado do tipo A3 para um certificado do tipo A1, caso queira realizar esta mudança, será necessário a compra e a validação presencial de um novo certificado digital.
Não é possível renovar um certificado digital NF-e para um certificado digital e-CNPJ, caso queira realizar esta mudança, será necessário a compra e a validação presencial de um novo certificado digital
Não, o Certificado Digital de Pessoa Física (e-CPF) e Pessoa Jurídica (e-CNPJ) são certificados diferentes, no caso do e-CPF exige na primeira validação e emissão do Certificado apenas documentos da pessoa física (titular do certificado), já o e-CNPJ exige uma série de documentações da empresa e de seus representantes junto da Receita Federal do Brasil para a emissão do Certificado Digital.
Não, o Certificado Digital e-CPF é emitido na hierarquia da Receita Federal do Brasil e exige documentações diferentes na primeira validação e emissão do Certificado Digital, portanto não é permitida a renovação de um certificado e-PF para um e-CPF (Cadastro de Pessoa Física na Receita Federal do Brasil).
Não, o Certificado Digital é o seu documento de identificação eletrônico, de uso pessoal e intransferível, caso o titular do certificado sofra algum dano financeiro indevido é de sua total responsabilidade.
Sim, desde que este responsável esteja no contrato social da empresa apresentado na validação presencial na emissão do primeiro certificado.
Para realizar a renovação online é necessário:
- Possuir um certificado digital e-CPF que esteja dentro do prazo de validade (que ainda não tenha expirado);
- Estar no computador que utiliza o Certificado Digital;
- Se for renovar certificados tipo A3 (armazenados em token ou cartão), estar com o Certificado Digital em mãos, assim como a leitora no caso dos certificados digitais armazenados em cartão;
- Se for renovar certificado digital tipo A1 (armazenado em computador) realizar a renovação no computador que o certificado digital foi emitido;
- Ter o JAVA 32bits atualizado no computador que utiliza o Certificado Digital
- Ter a Cadeia da Certificação Digital instalada no computador que utiliza o Certificado Digital
- Utilizar um computador com Windows 7 ou superior.
- Utilizar o Internet Explorer (versão 11).
Sim. Normativamente, um Certificado Digital só pode ser renovado de forma ONLINE se estiver dentro de sua validade, após esta data a renovação ONLINE não é mais permitida e se fará necessária a validação presencial em um local de atendimento
Após a confirmação do pagamento, o cliente receberá um e-mail de confirmação informando o número do ticket para finalizar o processo de renovação ONLINE. Este ticket só tem validade para a renovação ONLINE, ou seja, após a expiração do Certificado não será possível o uso deste ticket para o agendamento da validação presencial. Neste caso, será necessário a solicitação do reembolso e a realização de uma nova compra para a emissão de um novo ticket e a realização do agendamento para a validação em um local de atendimento.
IMPORTANTE: O Certificado Digital escolhido na renovação online será o mesmo entregue na validação presencial, o agente de registro não poderá realizar a troca do certificado no local de atendimento.
NÃO ESQUEÇA: É responsabilidade do cliente levar a mídia de armazenamento (cartão ou token) quando for ao local de atendimento para validação presencial.
Não. Normativamente, um Certificado Digital só pode ser renovado de forma online se estiver dentro de sua validade, após esta data, mesmo confirmando o pagamento, a renovação online não é mais permitida e se fará necessária a validação presencial em um local de atendimento
Neste caso, o cliente recebeu após a confirmação do pagamento, um e-mail de confirmação informando o número do ticket, caso o certificado já esteja expirado (vencido), o cliente poderá efetuar o agendamento para validação presencial do Certificado Digital,
IMPORTANTE: O Certificado Digital escolhido na renovação online será o mesmo entregue na validação presencial, o agente de registro não poderá realizar a troca do certificado no local de atendimento.
NÃO ESQUEÇA: É responsabilidade do cliente levar a mídia de armazenamento (cartão ou token) quando for ao local de atendimento para validação presencial.
Após o pagamento a confirmação pode levar até de 3 (três) dias dependendo da forma de pagamento. É importante ressaltar que o e-mail com o número do ticket para finalizar a renovação só é enviado após a confirmação do pagamento, se o seu Certificado Digital estiver para expirar em menos de 72 horas indicamos que escolha a opção de pagamento em cartão de crédito, se não for possível sugerimos a compra de um novo certificado digital e o agendamento presencial.
Não, a renovação online só é garantida se o procedimento for 100% finalizado, incluindo pagamento e emissão antes do vencimento do certificado digital.
Cartões de crédito e em boleto bancário.
Como o Certificado Digital precisa estar válido para realização da renovação online, a opção de pagamento em boleto não estará disponível se o Certificado Digital estiver a 3 (três) dias do prazo de vencimento, pois a compensação do boleto pode levar até 3 dias o que invalidaria a renovação online.
A Renovação Online é o serviço disponibilizado para que os clientes que possuem um Certificado Digital válido possa realizar a renovação de forma totalmente online sem precisar ir até um local de atendimento para fazer a validação presencial.
A renovação do certificado online deve ser realizada antes da data de vencimento. O processo de renovação é simples, rápido e não requer verificação e validação de documentos presencialmente.
Para o processo de renovação do Certificado não é obrigatório o uso do pen drive, porém orientamos a realização de uma exportação (backup) do certificado renovado em uma mídia externa (HD ou Pen drive), pois se ocorrer algum problema com o computador onde o Certificado foi emitido o titular não perderá o certificado digital.
Normativamente, a renovação online é permitida de forma alternada, ou seja, para cada emissão de um certificado digital com validação presencial a próxima renovação pode ser online.
Ou seja, se a sua última renovação foi online na próxima renovação o comparecimento a um local de atendimento para a emissão de um novo certificado é obrigatória.
Os certificados de pessoa física renovados de maneira online você poderá alterar seu e-mail, telefone e a senha de revogação.
Para realizar qualquer outra alteração não será considerada como renovação, sendo necessário realizar uma nova compra com os novos dados.
Renovação com validação presencial: você poderá alterar todos os dados cadastrais e optar pelo tipo A1 ou A3, escolher uma nova mídia criptográfica e definir a validade para o seu Certificado Digital.
As senhas PIN e PUK não são alteradas durante o processo de renovação.
Atenção! A senhas cadastradas no certificado digital são de uso pessoal e intransferível. Em caso de esquecimento, bloqueio ou extravio das senhas não é possível recuperá-las e nestes casos, será necessário adquirir um novo certificado digital.