O Crea-SP acaba de lançar uma nova funcionalidade que reforça a transparência e a segurança das Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs): a inclusão de um QR Code de autenticação nas versões impressa dos documentos de Obra/Serviço e Cargo/Função, conforme a Resolução 1.025/2009 do Confea, emitidos em um dos canais oficiais – CreaNet, app para profissionais, plataforma da nova Certidão de Acervo Técnico (CAT) e no envio via WhatsApp.
O código aparece no canto inferior direito da última página do documento e direciona automaticamente o usuário à Consulta Pública correspondente. Assim, qualquer pessoa pode verificar, de forma imediata, a autenticidade do documento, aumentando a confiança nos serviços prestados pelos profissionais. O recurso está disponível para todas as emissões, com exceção das ARTs com status Em Preenchimento ou Enviada.
A presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey, ressalta que o lançamento está alinhado com o processo de modernização contínua do Conselho. “Essa atualização representa mais um passo na melhorias dos nossos processos e no fortalecimento da confiança no Sistema. Com o QR Code, damos mais transparência às atividades técnicas e ampliamos o respaldo legal dos profissionais”, afirma.
A novidade facilita também o trabalho de fiscalização e verificação por contratantes, empresas ou instituições públicas. As entidades de classe têm papel essencial neste momento, ampliando a divulgação aos profissionais associados e reforçando a importância de apresentarem suas ARTs.
Fonte: Comunicação Crea-SP