A inovação do uso de turbinas eólicas sem pás!

É fato que nos dias atuais um dos grandes desafios da Engenharia está sendo a busca de novas tecnologias para suprir a demanda de energia de uma forma limpa e vantajosa. O uso da energia eólica vem sendo utilizada mundialmente como uma solução para suprir essa demanda, tendo por exemplo no Brasil uma média de 471 usinas e 10.374MW de capacidade instalada.

Pensando nisso, uma startup Espanhola desenvolveu uma opção inovadora que possui diversas vantagens, mas causa espanto a princípio: construções de turbinas eólicas sem pás. Vamos comigo entender como isso acontece?

Mas como é a estrutura das turbinas utilizadas atualmente?

Assim, de uma forma bem sucinta, as utilizadas normalmente são formadas por torres que fornecem a sustentação da estrutura, um rotor que mantém a fixação das pás. Dessa forma essas pás são feitas de materiais aerodinâmicos leves e resistentes, geralmente de resina epóxi ou poliéster reforçado com fibra de vidro e/ou carbono para melhor aproveitamento do vento.

Como são essas turbinas sem pás

O projeto chamado Vortex Bladeless, é composto de cilindros que oscilantes, que possuem como uma grande sacada a sua flexibilidade. Portanto, diferentemente das turbinas com pás que “captam” o vento, esse equipamento inovador vibra quando são expostos a ele.

Nesse sentido, testes executados com esse equipamento são extremamente positivos, propõem que ele é capaz de fornecer a produção de eletricidade em média 30% mais barata do que as usadas hoje em dia.

Vantagens dessa inovação

Sobretudo esses novos aparatos possuem algumas vantagens, dentre elas estão:

  • Exigem manutenção mínima;
  • Possuem poucas partes móveis que reduzem de uma forma drástica a quantidade de manutenções;
  • Geram pouco ruído;
  • São de uma instalação muito menos complexas do que as turbinas eólicas convencionais que possuem uma grande logística para sua implantação;
  • Causam menos impacto visual;
  • Evitam acidentes que ocorrem entre pássaros e pás eólicas.

Possibilidade de geração eólica nas cidades

A princípio, os responsáveis por desenvolver essa tecnologia que foi financiada pela União Europeia, possuem uma visão muito otimista sobre implantar esses sistemas na rotina das cidades.

Acima de tudo, os fundadores possuem uma solução extremamente inovadora e um desafio muito ambicioso no que se diz respeito a ter em grande escala esse tipo de equipamento. Contudo a equipe hoje em dia conta com 100 protótipos pré-comerciais sendo testados na faixa de 85 centímetros de altura cada.

Fonte: Blog da Engenharia

Seja um associado

Usufrua de todos os benefícios dos associados da AERF! Clique no botão abaixo e faça sua inscrição.